O mundo atual é globalizado. Diariamente é sentido na pele, nos bolsos e no trabalho a influência da tênue linha que separa acontecimentos, organizações e povos. A crise mundial, a queda ou aumento do preço do petróleo ou até um evento esportivo em outro continente movimentam o planeta, as paixões e o mercado.
A teoria do Caos, mais do que nunca, brinda a sua aplicabilidade e a tendência analítica, mecanicista e reducionista perdem a sua força. O mundo é um grande sistema aberto e cada indivíduo faz parte deste grande organismo, formado por organizações- nosso principal objeto de discussão-, também.
Adequa-se à teoria e prática organizacional a teoria dos sistemas, discutidas por teóricos como Bergquist e Goldstein. Todo sistema é um organismo em contato com o ambiente, no espaço e no tempo. Através deste contato estabelece-se a capacidade de auto-regular-se, crescer e manter a vida, com controle e eficiência. Em muitos casos, o contrário - o bloqueio deste crescimento- pode acontecer, também. Este fato é determinante para a excelência ou decadência de um sistema.
Diante desta tendência, está a extinção do "não posso", o excesso burocrático. A burocracia, é necessária para o mínimo de organização, mas atualmente a abertura e a flexibilidade são urgentes no embate mercadológico. A fuga a essa regra é a exposição à possibilidade de aniquilização.
Como preparar-se?
Mais do que nunca os canais de aprenndizagem organizacional percisam escancarar-se, no intúito de preparar novos magos do serviço, executivos completos e cada vez mais generalistas, eficientes e criativos.
CRIATIVIDADE!Este é a arma mais importante para o sucesso. Exponencialmente os negócios confundem-se com a arte e de certa forma se tornam mais divertidos e complexos.
Caberá, como bom organismo, ajustar-se criativamente, agindo de forma eficaz, com menor gasto de energia, em harmonia com o ambiente. O problema ou solução é que este último está em constante mudança.
Apertem os cintos!
Nunca foi tão difícil ser simples; nunca foi tão simples ser complexo.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)